terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Fenómeno de degradação da Praia da Costa do sol e Mira-mar...


De  certeza que os meus estimados bloggers tem passado alguns finais de semana na praia da Costa do sol (na Pedra, em frente ao Game, etc.) ou mesmo no Calçadão (praia da Miramar), certamente que tem comtemplado a destruição progressiva destes locais. O Mozancora na sua missão incansável, tentou perceber o fénomeno que tira a beleza destes locais que tanto gostamos. Ora bem, a linha da costa é uma das feições mais dinámicas do sistema oceano-continente, esta variação espácio-temporal é originada por factores tais como correntes, ondas, bem como por factores antropogénicos (obras de engenharia ao longo da costa).

Para melhor percebermos o fenómeno, vamos analisar alguns conceitos, a circulação oceânica é feita atravéz das correntes e estas por sua vez geram as ondas, as ondas ao aproximarem da costa (profundidade reduzida) o seu comprimento de onda (distância entre duas cristas ou dois cavados) diminui e por consequência a altura da onda aumenta de forma progressiva até ao ponto em que ela não pode mais acabando por rebentar gerando espuma nesta zona chamada por zona de rebentamento. 

Já conhecemos a zona de rebentamento. Nesta zona os sedimentos (grãos de areia) são remechidos pela turbulência gerada pela energia dessipada pelas ondas, uma vez que nesta zona actuam também as correntes, estas por sua vez encaregam-se pelo transporte dos sedimentos para áreas adjacentes. Assim se explica de forma sintética a dinámica da linha da costa. Lembrando que quando a linha da costa desloca-se em direcção ao continente, estamos perante um processo erosivo e quando a deslocação é em direcção ao mar, estamos perante um processo de sedimentação.  

Não quero vos cansar, bem porque ja estamos familiarizados com a linguagem do Mozancora, mais confesso que há muito por se falar sobre este assunto contudo mesmo a degradação da nossa costa não se fez em apenas um dia, é um processo progressivo. Na próxima postagem falaremos um pouco mais especificamente do problema da degradação da praia da Costa do sol e da Mira-mar, espero por vossos comentários, Fui.......               

2 comentários:

  1. pertinente esta postagem, ja q intenta a ajudar a perceber a problematica da erosao na costa do sol. Mas foi demasiado breve. Nao deves te importar com o tamanho do texto ao fazeres este tipo de abordagens. Se tiver q ser longo entao q seja. Espero pela continuacao e com imagens. Ate la...

    ResponderEliminar
  2. Mais força Muianga este tema é bastante interessante seja como um livro ingles curto e objectivo halla peace

    ResponderEliminar